Por que é tão importante ler?

Você sabe por que comemoramos hoje – dia 29 de Outubro o dia Nacional do Livro?
Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional, escolhida então a data para a comemoração!

Mas agora me diga você – Por que é tão importante ler?
Os porquês são muitos. Todos sabem que ler é essencial, mas a grande maioria da população acha isso uma tarefa chata e difícil.
Pois é bem, pesquisei alguns “porquês”, deixando alguns bons motivos para você deixar a preguiça de lado e começar a ler alguma coisa.

Meus amores eternos - esses três livros são meus queridos - A Sombra do Vento; Mundo do Sofia; Confie em Mim ♥

1- Entendimento: Quem lê tem mais facilidade para entender assuntos distintos. Afinal para compreender você tem que entender, sendo assim, é necessário ler. Como você sabe conversar sobre determinado assunto se não ler?

2- Cultura: através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos os motivos de seu comportamento, suas ações, compreendemos melhor o outro quando passamos, a saber, a história de vida que o cerca. Ou seja, conseguimos lidar com pessoas diferentes de nós sem ter uma opinião pobre e geral das circunstâncias.

3- Conhecimento: através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história.

4- Vocabulário: Tem lê tem um vocabulário muito mais avançado, isso é fato, esse item é fato,  do que aquele que não possui essa prática.

5- Escrita: é óbvio que  conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê se expressa bem por meio da escrita.

6-  Diversão: sim, a leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”.

Peguei gosto mesmo pela leitura aos 14 anos, quando li pela 1° vez Os Miseráveis de Victor Hugo, e depois minha paixão por Jostein Gaarder ♥

Ler não é apenas um “hobby‘, muito pelo contrário, a prática da leitura está conosco 24 hrs por dia, seja um contrato, uma revista, uma carta, ou livro. Ou seja, querendo ou, você está lendo em vários momentos do seu dia. O que falta para muitos é o hábito de tal.
Ler um livro não é coisa de “gente que não tem mais o que fazer” – escuto isso quase todos os dias. “Você tem tempo para ler.”  E aquele que me fala isso também.

1- Você pode acordar uns minutos mais cedo e ler antes de ir trabalhar/estudar.
2- Pode ler durante seu café da manhã.
3- No seu horário de almoço.
4- Quando chega em casa.
5- Antes de dormir.

Infelizmente as pessoas ainda arranjam desculpas tortas para não ter um livro consigo.

Para aqueles que gostam de ler boas noticias.
“Malhar” o cérebro faz a saúde dele. Ler estimula os neurônios, cada ser humano nasce com 100 Bilhões deles, e não ganha mais nenhum ao logo da vida. A melhor forma de tornar a mente mais esperta é exercitando esses neurônios.
E como você pode fazer isso?
Ler, ler muito. E saber aquelas palavras-cruzadas que no Brasil chamamos de Coquetel? Pois é, ajuda e muito.
Então bora ler.

Meus livros preferidos ♥

Se você não sabe nem por onde começar te deixo uma dica:
Procure um livro que seja sua cara. Não leia por obrigação – quando você lê por obrigação, a leitura fica chata sim.
Leia algo que seja seu estilo. Gosta de comédia? Procure livros que falem do assunto. Tenho certeza que será muito mais prazeroso assim.
E feliz dia da leitura.
______________________________________________________________________________

Eu separei para vocês dois livros que sou grande fã. Tem resenha deles no Blog!

A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón.

Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere (Meu queridinho ♥) está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de “A Sombra do Vento“, do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.

Resenha: AQUI

Confie em Mim – Até onde você iria por amor à sua família? – Harlan Coben

Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam – principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranqüilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos:

“Fica de bico calado que a gente se safa.”

Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio?
Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo.Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.

Resenha: AQUI

E para terminar vou dividir com vocês um cartão bem bonito que a Novo Conceito enviou – acho que para todos os parceiros:

Anúncios

Obrigado por passar pelo In The Sky.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s