Fleetwood Mac – Rumours

Por Laís.


Fleetwood Mac é um grupo britânico de rock, formado em 1967, quando o guitarrista e compositor Peter Green e o baixista John McVie deixaram o John Mayall’s Bluesbreaker para formar seu próprio grupo. A formação completou-se com o vocalista e guitarrista Jeremy Spencer e o baterista Mick Fleetwood.
Baseado na Califórnia desde os anos 70, o ‘Mac’ já teve diversas formações, a mais famosa delas depois da entrada de Stevie Nicks e Lindsey Buckingham em 1974, mas sua seção rítmica, com Mick Fleetwood na bateria e John Mcvie no contrabaixo permanece a mesma desde a sua criação, há mais de quarenta anos. (Wikipédia)
Em 1977, a banda lançou o álbum “Rumours”, alvo dos meus comentários de hoje.

Rumours é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda Fleetwood Mac. Em grande parte gravado na Califórnia durante 1976, foi produzido pela própria banda com Ken Caillat e Dashut Richard e lançado em 04 de fevereiro de 1977 pela Warner Bros Records. O disco chegou ao topo das duas principais paradas da Billboard americana e do United Kingdom Albums Chart. “Go Your Own Way“, “Don’t Stop“, “Dreams” e “You Make Loving Fun” foram lançadas como singles. Vencedor do Grammy, Rumours é o álbum de maior sucesso do Fleetwood Mac, com vendas de mais de 40 milhões de cópias no mundo inteiro.

Trauma, Trau-ma. As sessões eram como uma festa todas as noites, todas as pessoas. Acabamos ficando nestes quartos de hospital estranho … e, claro, John e eu não eram exatamente os melhores amigos.” (Christine McVie, sobre a tensão emocional ao fazer Rumours em Sausalito)

Os principais compositores do Fleetwood Mac (Buckingham, Christine McVie e Nicks) trabalharam individualmente sobre canções específicas, mas às vezes compartilhavam letras uns com os outros. “The Chain” é a única na qual todos os membros, incluindo Fleetwood e John McVie, colaboraram. Todas as músicas de Rumours focam problemas pessoais e, muitas vezes, relacionamentos conturbados. “You Make Loving Fun“, de Christine McVie, é sobre o namorado, o diretor de iluminação da banda, depois da separação de John. “Dreams” detalha um rompimento e tem uma mensagem de esperança, enquanto o esforço similar de Buckingham em “Go Your Own Way” é mais pessimista. Depois de um breve encontro com uma mulher da Nova Inglaterra, ele se inspirou para escrever “Never Going Back Again“, uma canção sobre a ilusão de pensar que a tristeza nunca vai ocorrer novamente. As linhas “Been down one time/Been down two times” são referência aos esforços do letrista para convencer a mulher a lhe dar uma chance.

A letra de “Don’t Stop” é sobre ter uma visão otimista da vida. Foi escrita por Christine McVie, que observou que Buckingham ajudou-a nos versos por causa de suas sensibilidades pessoais sobrepostas. “Songbird“, também de McVie, traz letras mais introspectivas sobre “ninguém e todo mundo“, na forma de uma pequena oração, enquanto a canção “Oh Daddy” é uma referência direta ao Fleetwood, que a banda considerada um grande pai. McVie comentou que a escrita é um pouco sarcástica. Sua própria canção, “Gold Dust Woman“, é inspirada em Los Angeles e nas dificuldades encontradas em tal metrópole.

Glee Club - Cantando Don't Stop

Glee Club - Cantando Don't Stop

O décimo nono episódio da segunda temporada de Glee, nomeado também Rumours, é uma homenagem à banda, trazendo em seu repertório canções como Dreams (April Rhodes e Will Schuester), Never Going Back Again (Artie Abrams), Songbird (Santana Lopez), I Don’t Want to Know (Quinn Fabray e Finn Hudson), Go Your Own Way (Rachel Berry) e Don’t Stop (New Directions)

É isso, pessoal. Espero que vocês tenham curtido e que ouçam pelo menos uma música da banda, porque realmente vale a pena. E até a próxima!

Videos:
Don’t Stop

I Don’t Want to Know

Go Your Own Way

Never Going Back Again

Anúncios

Obrigado por passar pelo In The Sky.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s